Borras no Motor: Entenda o que são, como evitar e o que fazer se elas aparecerem

As borras no motor do seu veículo podem aparecer ao decorrer do tempo e da frequência com que você faz as manutenções.

Elas podem ocasionar problemas no motor que podem ser irreversíveis, por isso, é imprescindível que você entenda porque é tão importante que você dê atenção ao seu veículo e respeite as normas do manual.

Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.

O que são as borras no motor?

As borras no motor nada mais são do que resíduos do óleo queimado que se formaram dentro do motor, criando uma camada cujo textura é parecida a de uma borra de café.

Com isso, problemas começam a surgir, devido a falta de troca de óleo e do filtro de óleo, impedindo que o líquido circule livremente pelo motor e por suas peças móveis.

Essa borra, conforme o tempo e a falta de manutenção, vai se tornando cada vez mais espessa, resultando em acúmulo do produto nas galerias internas, comprometendo o bom funcionamento de diversos itens, dentre os mais importantes, o próprio motor do veículo.

Quais são as principais causas?

Diversos motivos podem ocasionar as borras no motor do seu veículo, mas a principal causa, é devido a esticar o período de troca de óleo, a qualidade do óleo utilizado e falta de atenção ao filtro de óleo, que faz todo o trabalho de filtrar o óleo e ajuda a evitar que as borras vá para o motor. 

Se começar a ter acúmulo de resíduos neste filtro, pode acontecer do óleo começar a dar falha no motor, levando junto consigo as borras para as partes móveis, e o desempenho do veículo caí, ocasionando mais problemas e dores de cabeça.

Outra causa para as borras no motor é a incompatibilidade do óleo lubrificante com aditivos, é preciso saber quais desses produtos são mais indicados para o seu tipo de veículo, ao invés de simplesmente colocá-los lá sem orientação de um técnico.

Portanto, sempre recorra ao manual e à ajuda profissional com experiência neste tipo de serviço.

O que fazer se as borras surgirem?

A resposta para esta pergunta é simples: não faça nada sozinho, procure por um profissional experiente em realizar trocas de óleo e filtro de óleo, ou em casos mais graves, um mecânico.

Lembre-se de usar o melhor óleo para o seu veículo, que deve constar também no manual. A qualidade é um dos fatores que também determinam o bom funcionamento do motor e deve ser levado muito a sério para que você não tenha gastos absurdos demais com manutenção depois.

Seja como for, você deve ter cuidado com o seu veículo e cuidar dele como se fosse um filho, pois sem ele, você não consegue se locomover para lugares de longa e curta distância de forma mais confortável.

Precisa de ajuda? Entre em contato com a equipe do Toninho Lubrificantes clicando aqui ou confira mais novidades.

Olá, estamos online!