Fluído de Freio: Entenda porque é tão importante fazer a manutenção

O Fluído de Freio é uma parte de extrema importância para os automóveis e para quem os dirige, pois ele está atrelado diretamente à segurança do motorista e dos passageiros.

Mas me diga, você tem o costume de conferir o nível dos fluídos do seu carro? Ou verificar seu manual e fazer a preventiva antes dele absorver a umidade?

Infelizmente, não conferir os nível de fluídos é uma realidade muito comum na rotina das pessoas. A falta de tempo, o esquecimento e outros fatores faz com que o carro, instrumento de trabalho de muitas pessoas, fique como última opção na hora de conferir se está tudo ok.

Mas afinal, o que é fluído de freio?

Este fluído é um tipo de fluído hidráulico que está ligado à frenagem dos mais variados veículos, e por isso é tão importante que sua manutenção seja sempre feita.

O fluído de freio serve justamente para transmitir a força utilizada ao pisar no pedal do freio, que é responsável por acionar o sistema de frenagem do automóvel. 

Ou seja, a pressão que você faz ao acionar os freios é o que faz com que seu veículo diminua a velocidade ou até mesmo pare em um percurso.

Este fluído também possui compostos sintéticos ou semi-sintéticos em sua composição, tendo a capacidade de suportar altas temperaturas e de não se comprimir.

Qual a importância do fluído de freio?

Além de prevenir que você se envolva em um acidente por não conseguir acionar o sistema de frenagem, o fluído de freio tem como objetivo prevenir a corrosão de todas as peças deste sistema e absorver a umidade do ambiente.

Com a absorção dessa umidade, é importante realizar a troca preventiva de acordo com a quilometragem indicada no manual.

Pois é exatamente isso que faz com que o sistema de frenagem mantenha a sua vida segura ao dirigir, além de prevenir a formação de bolhas e impedir que a eficiência dos freios se comprometa.

Por isso, enfatizo: é importante que se lembre que deve sempre realizar a manutenção preventiva, respeitando as especificações do manual do seu veículo. 

Como fazer a manutenção?

Essa parte é fácil.

Recomendamos que você nunca faça nada sozinho, ou seja, que possa piorar a situação e causar danos que vão lhe custar muito caro. E isso pode acontecer!

Nem sempre a luz do painel vai acender quando houver a necessidade da manutenção no veículo, contudo, se isso acontecer, procure por um profissional que seja especialista e que realize essa manutenção para você de forma correta.

Você também deve usar o fluído que seja mais adequado ao tipo de veículo que você possui. No mercado, existe alguns tipos de fluídos de freio como os Dot 3, Dot 4, Dot 5 e Dot 5.1. 

O manual explica certinho de quanto em quanto tempo você deve fazer a manutenção e qual o fluído deve utilizar. Então respeite essas especificações e se permita ter mais segurança ao dirigir.

E agora? O que Fazer?

No Toninho Lubrificantes você encontra uma variedade de produtos para o seu carro, inclusive fluído de freios que podem ser utilizados para fazer a troca e a manutenção do seu sistema de frenagem.

Além do mais, nossos profissionais são preparados, tendo longos anos de experiência neste e outras manutenções.

Se você tem alguma dúvida pode entrar em contato conosco clicando aqui.

Olá, estamos online!