Cuidados com o carro: 4 dicas para o seu automóvel ter uma vida útil longa

Uma coisa é fato, nem todo mundo faz a manutenção do veículo da forma que deveria fazer e no tempo indicado pela montadora.

E, por isso, hoje trazemos algumas dicas que você não pode ignorar quando se trata da vida útil do seu carro.

Confira abaixo!

Faça a manutenção do veículo mediante às instruções do manual

O manual existe por um motivo, então use-o!

Realize a manutenção dos filtros (filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e filtro de ar condicionado) e a troca dos fluídos (óleo, câmbio, freio) sempre no tempo indicado pelo manual com profissionais especialistas.

Cada um desses filtros e fluídos possuem um motivo para estarem lá, então compreenda que, a manutenção errada ou a falta dela, pode sim trazer problemas para o seu carro.

Fazer a manutenção corretiva e preventiva irá garantir que problemas ocasionados pela demora da troca não ocorram, o que, garantirá que você não tenha prejuízos futuramente e crie o hábito de ter mais cuidados com o carro.

Afinal, este é um investimento que vale a pena fazer para manter a vida útil do seu veículo longa. Então pense bem antes de deixar uma manutenção para depois, ou seu carro pode acabar em uma oficina.

Como manutenção do veículo, lave o motor apenas quando necessário

Lavar o motor é indicado apenas em algumas situações, você não precisa lavar o seu motor se, por exemplo, ele não estiver sujo.

Contudo, é preciso ter certos cuidados com o carro!

Verifique sempre se não há defeitos eletrônicos ou oxidação e ataques químicos, pois, ao lavar o motor, um problema que deveria ser solucionado, ocasionará um ainda pior.

Sempre utilize também shampoos específicos para isso, o uso da água e do detergente pode comprometer a vida útil do motor do seu carro.

No caso de dúvidas, sempre procure por um profissional que tenha experiência de longa data no serviço. Jamais faça nada sozinho em casa.

Pedal não é apoio para o seu pé

Essa pode ser uma dica simples, mas é preciso ser cuidadoso com ela também.

Isso se dá, porque costumes como este forçam as partes do sistema de transmissão do veículo, aumentando desgaste e diminuindo a durabilidade de algumas de suas peças.

Evite também apoiar a mão na alavanca do câmbio, mexer nela toda hora também gera o desgaste e compromete a durabilidade do sistema.

Caso você se interesse pelo assunto, já falamos por aqui sobre posturas e péssimos hábitos para com o automóvel que podem ser prejudiciais.

É só CLICAR AQUI e conferir mais a fundo!

Mantenha os pneus bem calibrados

Se o veículo não tiver pneus, ele não anda, não é mesmo?

Então essa dica é muito importante para quem dirige manter os cuidados com o carro em dia!

Até mesmo para evitar que o pneu fure ou se desgaste com mais rapidez, fazendo com que você precise realizar a troca, que nem sempre vai sair barato.

Sempre siga as especificações da montadora do seu veículo que devem dar o tempo exato que você deve calibrar os seus pneus.

Ah… Lembre-se de dar a mesma atenção ao estepe.

Seguindo todas essas práticas, a vida útil do seu automóvel deve ser prolongada. Claro que, você também deve fazer revisões periodicamente também para ver se está tudo bem com o seu veículo.

Siga estas dicas e veja o resultado acontecer.

Nunca descuide do seu veículo!

Alinhamento e balanceamento são tão importantes manter dia, já que nossas ruas e vias possuem muitas fissuras e buracos.

Olá, estamos online!