Filtro de ar condicionado automotivo: a importância de fazer a manutenção

O filtro de ar condicionado possui a função de manter o bom funcionamento do automóvel. Contudo, muitos se esquecem de realizar sua manutenção ou até mesmo julgam não ser tão importante. Hoje, quero te mostrar que, pelo contrário, é muito importante, principalmente para a sua saúde. Então, continue lendo!

O filtro de ar condicionado é, por vezes, confundido com o filtro de ar do motor por sua similaridade.

Mas o seu papel em um automóvel é bem diferente.

Entenda melhor abaixo!

Para que serve o filtro de ar condicionado?

Também conhecido como filtro de cabine, esse filtro tem o papel de filtrar impurezas do ar e do trânsito que podem chegar até o motorista e seus caronas durante sua circulação nas ruas.

Diferentemente do filtro de ar do motor que apenas impede que impurezas cheguem ao motor do veículo.

Contudo, é preciso estar atento a esse filtro, pois, sua duração pode depender do tempo de uso do veículo, se está habituado a trânsito intenso de caminhões e ônibus, a passar por estradas de terra, dentre outros fatores que podem indicar a necessidade de manutenção em menos tempo.

Por isso, é preciso estar de olho e sempre avaliando a necessidade de acordo com o tempo de validade indicado no manual do veículo.

Alguns veículos, contudo, também saem da fábrica sem o filtro de ar condicionado, mesmo que possuam a tecnologia de ar condicionado e suporte para receber o filtro.

Então aí vai mais uma dica: se você comprar um carro novo, verifique a possibilidade dele já vir com o filtro de cabine ou procure por um profissional que realize a instalação para você.

O importante é não deixar o seu veículo sem esse filtro!

Por que é tão importante realizar sua manutenção?

imagem-de-pessoa-limpando-filtro-de-ar-condicionado-com-cotonete

Além de melhorar a qualidade do ar que você e seus passageiros respiram, a manutenção desse filtro previne a proliferação de bactérias, fungos, ácaros e mofos que podem fazer com que doenças respiratórias cheguem até você.

Essa manutenção é essencial para pessoas que já sofrem de problemas respiratórios e quem tem criança em casa.

A falta de manutenção pode agravar doenças respiratórias.

Como trocar o filtro de ar condicionado?

Recomenda-se que esteja sempre verificando com um profissional, o período exato a ser realizada a manutenção deste filtro.

Nunca tente realizar a troca sozinho em casa, pois isso pode fazer com que haja um mau funcionamento do filtro depois.

Você também pode estar sempre procurando pela unidade do Toninho Lubrificantes mais próxima de você. 

Pois temos profissionais experientes que irão realizar todas as manutenções de filtros que você precisar em seu veículo, seja: filtro de ar, filtro de ar condicionado, filtro de óleo ou filtro de combustível.

Clique aqui e entre em contato para saber mais sobre nossos serviços, tirar dúvidas e ver o melhor horário para você dar uma passadinha em uma de nossas lojas.

Garantimos todo o conforto e acessibilidade para você!

Olá, estamos online!