Caminhão: 5 cuidados que você deve ter para preservá-lo por mais tempo

Quem dirige pelas estradas brasileiras todos os dias, sabe das dificuldades que é manter um caminhão em excelente estado, e sabe também como pode ser desafiador, já que se trata de um veículo de grande porte. Contudo, é muito importante para os rendimentos no final do mês. Por isso, separamos os 5 principais cuidados para ajudar quem tem caminhão a manter o veículo sempre em bom estado.

Mas afinal de contas, você sabe por que é tão importante assim realizar manutenções em caminhões?

A falta de cuidado, de manutenção recorrente, assim como qualquer outro tipo de veículo, pode resultar em um automóvel que constantemente apresenta defeitos.

O ideal é que, você enquanto motorista, realize a manutenção preventiva, que tem como objetivo evitar dores de cabeça e altos custos.

E, para te ajudar a manter seu caminhão sempre pronto para novas viagens, listamos 5 dicas. Confira abaixo!

Nunca se esqueça de calibrar os pneus do seu caminhão

Pneus murchos fazem com que o desempenho do seu caminhão diminua, fazendo com que o veículo, inclusive, tenha um gasto a mais no consumo de combustível ao se esforçar para atingir determinadas velocidades.

Sem contar que, a maioria das estradas possuem desníveis e buracos, que também influenciam na qualidade da direção.

Portanto, nunca deixe de verificar se os pneus do seu caminhão estão bem calibrados. E, lembre-se: sempre utilize o manual da montadora para verificar qual a calibragem correta.

Sempre realize alinhamento

O caminhão desalinhado não anda em linha reta!

Além do mais, acaba desgastando os pneus antes do tempo.

Sem contar que, em altas velocidades, o motorista pode acabar perdendo o controle da direção e esse caminhão pode causar acidentes na estrada, comprometendo a sua vida e de muitos outros motoristas.

Por isso, sempre mantenha seu caminhão bem alinhado!

Jamais ande com o óleo vencido

homem-de-camisa-xadrez-dirigindo-seu-caminhão-feliz

Quem acompanha os conteúdos do Toninho Lubrificantes está cansado de saber que não se deve andar com óleo vencido sob nenhuma circunstância, seja em caminhões ou qualquer outro veículo.

Claro que, não é apenas o óleo do motor que você deve se preocupar, você também precisa realizar as trocas de todos os fluídos, como: câmbio, diferencial e arrefecimento.

Contudo, o óleo de motor tem a função de lubrificar as partes móveis do motor e é capaz de reduzir o atrito e evitar desgastes excessivos.

Andar com ele vencido no motor pode comprometer as partes móveis, fazendo com que seu veículo quebre ou até mesmo cause danos irreparáveis no motor. Além disso, também tem um forte impacto no bom desempenho do caminhão e diminui a sua vida útil.

Portanto, rodar com o seu veículo com um óleo lubrificante vencido é extremamente prejudicial e o seu motor pode chegar a se fundir.

Lembre-se sempre de verificar os níveis de óleo e realizar a troca, isso ajudará na alta performance do caminhão nas estradas.

Quando trocar o óleo, troque também o filtro

A troca do filtro de óleo deve ser feita sempre que o óleo for trocado, isso porque, o filtro tem um papel essencial de filtrar as impurezas derivadas da combustão do óleo no motor.

Sem contar que, o filtro impede que essas impurezas cheguem até o motor e faça com que ele corra riscos de ter problemas como: cilindros, pistões, anéis e válvulas danificadas..

A troca desse filtro deve ser sempre realizada na quilometragem recomendada para não perder sua eficácia.

Claro que, nem sempre você fará essa manutenção dentro dessa quilometragem. Por isso, indicamos sempre conferir o manual.

Respeite o limite de carga do seu caminhão

Se até você tem um limite de peso que consegue suportar carregar, porque o seu caminhão também não teria?

Carregar mais do que o indicado pela montadora do seu veículo é o mesmo que dizer para as suspensões dele estragarem logo.

Você precisa estar sempre atento aos limites de carga para que não comprometa o desempenho do seu caminhão na estrada.

Veículos pesados demais tendem a demorar ainda mais para chegar a seu destino.

Faça a manutenção dos freios

O sistema de freios de um caminhão é uma das partes mais importantes dele.

Sem uma manutenção recorrente dos freios, dirigir pode se tornar um perigo na vida de qualquer motorista, principalmente em pistas molhadas ou tempos de chuva.

Por isso, seguindo sempre as especificações da montadora, nunca deixe de realizar a troca dos fluídos de freio.

Sua segurança e a de outras pessoas precisam sempre estar em primeiro lugar.

Sempre verifique os fluídos de arrefecimento do caminhão

Os fluídos de arrefecimento são líquidos que refrigeram o motor, permitindo que ele trabalhe ou atinja temperaturas mais apropriadas.

O superaquecimento do motor pode implicar em consequências graves. Por isso, é de grande importância que você sempre esteja checando com um mecânico de confiança, os níveis desses fluidos.

Realizar a manutenção é muito importante caso haja a necessidade e não deve ser deixado para depois.

Dica Bônus: Visite uma das lojas do Toninho Lubrificantes

homem-de-camisa-xadrez-abraçando-caminhão-azul

Quando se trata de realizar manutenções em veículos como caminhões, o Toninho Lubrificantes é a sua melhor opção.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, profissionais capacitados, um lugar amplo, aberto e confortável, atendemos todas as suas necessidades para que você não saia de nossas lojas com mais problemas.

Além de tudo, sempre olhamos o manual do seu veículo. Sem contar que, também temos no sistema, as últimas trocas de óleo dos nossos clientes.

Venha realizar a manutenção do seu caminhão em uma de nossas lojas. Troca de óleo, troca de fluídos de freio, troca dos filtros e muito mais.

Entre em contato para mais informações CLICANDO AQUI ou para verificar os melhores horários de atendimento para você.

Olá, estamos online!