O que é o Seguro DPVAT e qual a sua importância?

Você já ouviu falar em DPVAT?

Neste post, falarei sobre o que é o seguro DPVAT, qual a sua importância e trarei informações que irão ajudar todo e qualquer motorista de primeira viagem ou não a compreender melhor porque esse seguro é cobrado e deve ser pago todos os anos.

Confira abaixo!

Para que serve o DPVAT?

O seguro DPVAT foi criado pela lei nº6.194/1974 e tem como principal objetivo socorrer acidentados no trânsito.

Ou seja, qualquer vítima de um acidente no trânsito pode solicitar uma indenização do seguro, que são pagas individualmente, independente do número de vítimas.

O DPVAT também indeniza familiares de vítimas e, no caso de óbito ou invalidez que sejam permanentes, cobre todas as despesas médicas e hospitalares.

Por isso, é tão importante que você pague o DPVAT todos os anos. Infelizmente acidentes são muito comuns no trânsito, principalmente para motociclistas. 

E é de suma importância ter cuidado. O DPVAT é apenas um cuidado a mais, para que o motorista não precise arcar com despesas excessivas caso algo aconteça com ele.

Claro que, não é cobrado nenhuma multa ou encargo caso você decida que não vai pagar o seguro na data do vencimento, mas se você precisar dessa assistência, ela poderá ser negada. Portanto, lembre-se: mantenha o DPVAT em dia.

O que o Seguro DPVAT não cobre?

Danos materiais como roubo, colisões, incêndios dos veículos, acidentes ocorridos fora do território nacional.

Todos esses casos, o seguro não presta nenhuma indenização ou assistência.

Essas questões ficam a cargo do motorista contratar uma seguradora de automóveis.

Informações de pagamento

O Seguro DPVAT deve ser pago apenas uma única vez ao ano junto da primeira parcela do IPVA, sempre acompanhando os calendários de pagamento de cada estado.

Com isso, não é possível parcelar o valor, ele deve ser pago de uma vez só.

Contudo, independente da data de vencimento de cada estado, o Seguro DPVAT tem vigência em todo território nacional do dia 01 de janeiro até 31 de dezembro de cada ano.

Como são definidos os valores a serem pagos?

É definido anualmente pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), baseado em estatísticas que são desenvolvidas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O valor do Seguro DPVAT varia de acordo com o tipo de veículo e, também leva em consideração a estimativa de sinistralidade.

Por isso, se você tem diferentes tipos de veículos em sua garagem, pode notar que os valores de cada um são diferentes. E não precisa se assustar quanto a isso, está tudo dentro dos conformes.

Quem tem direito ao DPVAT e como dar entrada

Não apenas acidentados, inválidos permanentemente e familiares de pessoas que vieram a óbito em um acidente, mas também pedestres que tenham se envolvido em acidentes podem pedir a indenização do seguro.

Para dar entrada é bem simples, você deverá baixar o aplicativo do Seguro DPVAT no seu telefone celular.

Feito isso, você deverá assistir ao vídeo abaixo que ensina um passo a passo de como fazer a sua solicitação.

Quais são os documentos necessários para solicitar o seguro?

Você pode conferir a lista completa clicando nos links abaixo.

Mas antes, você deve saber que, em casos de óbito, a documentação exigida envolverá também a documentação de cônjuges, beneficiários, dentre outros.

Quais os valores da indenização?

A indenização varia de cada tipo de situação. Por exemplo, para óbitos e invalidez permanentemente, os valores em 2020 foram de R$13.500,00, variando apenas conforme a intensidade e repercussão da lesão.

Já as despesas médicas e hospitalares, no ano anterior foram reembolsadas em até R$2.700,00, considerando também os valores gastos pela vítima durante o tratamento.

Este ano, os valores de indenização pelo DPVAT podem ter uma variação ou reajuste.

Você vai longe com o Toninho Lubrificantes

Essas dicas são para te ajudar a compreender que o Seguro DPVAT é essencial.

E não apenas estamos preocupados e preparados para te trazer cada vez mais informação, como também queremos que você tenha maior qualidade de vida.

O trânsito não é brincadeira e é preciso entender que todo cuidado é pouco.

O Toninho Lubrificantes também está de portas abertas para atender com serviços diversos em Troca de Óleo, Filtros e fornecimento de materiais automotivos.

Saiba mais entrando em contato conosco ou fique por dentro de mais novidades em nossas redes sociais!

Olá, estamos online!